Correios
A Transportadora Correios disponibiliza a seus clientes os serviços de entrega PAC, Sedex e Carta Resgistrada em sua loja virtual PrestaShop.
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A Transportadora Correios disponibiliza a seus clientes os serviços de entrega PAC, Sedex e Carta Resgistrada em sua loja virtual PrestaShop.
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Através do módulo dos Correios com a plataforma PrestaShop, sua loja online estará totalmente integrada com as APIs (Interface de Programação de Aplicativos) dos Correios. Você poderá oferecer a seus clientes o serviço de entrega que sempre foi líder no Brasil. Muito mais prático, rápido e totalmente seguro.
Acessando o menu de Módulos > Correios > Configuração:
Caso você não utilize medidas em seus produtos ou ainda não fez o preenchimento desses parâmetros nos produtos de sua loja, você pode utilizar uma medida fixa para todos os produtos. Esta opção é recomendada para lojistas que vendem produtos sem variação de tamanho em sua loja.
Para utiliza, basta ativar a opção e preencher com a medida desejada. Todos os cálculos de frete da loja utilizarão essas medidas como base.
É necessário definirmos qual o método de consulta será utilizado pela integração, para isso vamos explicar abaixo como eles funcionam e indicaremos as vantagens e desvantagens de cada um.
Utiliza o WebService dos Correios para o preenchimento da tabela local de frete.
Vantagens:
O tempo de resposta das consultas tem um tempo de 5 a 20 vezes mais rápido que as outras opções;
Não é necessário ter contrato com os Correios;
Não sofre quedas por conta de instabilidade de WebService.
Desvantagens:
É necessário aguardar o preenchimento da tabela local;
Não obtém o custo atualizado em tempo real do serviço consultado (essa atualização é automática, mas sua atualização é diária).
Utiliza o WebService padrão dos Correios.
Vantagens:
É possível obter os custos de postagens rapidamente;
Não é necessário ter contrato com os Correios;
Obtém o custo atualizado em tempo real do serviço consultado.
Desvantagens:
É muito instável;
Sofre de quedas constantes no servidor ;
Latência regular (o tempo de resposta é muito instável).
Utiliza o WebService do Sigep Web. Para sua utilização é necessário ter o módulo de integração com o Sigep Web da NeoGest.
Vantagens:
É possível obter os custos de postagens rapidamente;
Latência regular (o tempo de resposta é bem estável);
Obtém o custo atualizado em tempo real do serviço consultado.
Desvantagens:
É necessário ter contrato com os Correios;
Apesar de ser rápido, não é tão rápido quanto uma consulta em um banco de dados local;
Sofre quedas no servidor (com pouquíssima frequência).
Esta opção define se o preenchimento da tabela, que é acionado via cron jobs, deverá recalcular todas as Faixas de CEP cadastradas ou se apenas deverá preencher todas as Faixas de CEP que ainda não foram preenchidas.
Quando a opção estiver marcada como:
SIM – ao acionar a URL de preenchimento da faixas de cep, todas as faixas de cep serão recalculadas (ao término do recálculo, esta opção será automaticamente desativada);
NÃO – ao acionar a URL de preenchimento das faixas de cep, todas as faixas de cep que não estiverem preenchidas, serão preenchidas.
Esta opção define o número de processos simultâneos para o preenchimento da tabela local de fretes. Quando você seleciona 4 processos, quer dizer que serão consultados 4 faixas de cep simultaneamente no webservice dos correios, deixando o processo de preenchimento da tabela local mais rápido. Porém elevar este número depende do desempenho do seu servidor de hospedagem.
Atenção! Escolher um número elevado pode trazer impactos severos no desempenho de seu servidor. Não escolha uma opção maior que 2 em servidores compartilhados.
Enfim, vamos fazer as configurações dos Serviços e ativar as transportadoras desejadas. Acesse o menu Frete > Correios.
Serviço é o nome utilizado para as opções de transportadoras dos Correios. O PAC e o SEDEX são serviços dos Correios.
É aqui que vamos ativar/desativar/incluir/remover os serviços desejados para obtenção dos custos:
Por padrão, a integração da NeoGest ativa os Serviços de PAC (Varejo) e SEDEX (Varejo), mas é possível adicionar todos os outros serviços disponíveis pelos Correios.
Para adicionarmos um novo serviço, vamos clicar no ícone de (+) localizado na GRID da tela:
Ao clicar em Adicionar, vamos definir os campos:
Serviço: o serviço dos Correios que essa transportadora utilizará;
Nome da Transportadora: nome da transportadora a ser cadastrada em sua loja;
Dias de Tolerância: é um prazo que será somado ao prazo informado pelos Correios;
Ativo: se esta transportadora estará disponível;
Aviso de Recebimento: se esta transportadora utilizará o serviço de Aviso de Recebimento;
Mão Própria: se esta transportadora utilizará o serviço de Mão Própria;
Valor Declarado: se esta transportadora utilizará o serviço de Seguro.
Com a transportadora adicionada, esta adicionou várias Faixas de CEP com o serviço desejado, podem serem vistas no meni Faixas de CEP.
Caso utilize a opção de Cálculo Offline, esse preenchimento deve ser feito para este serviço funcionar corretamente em sua loja PrestaShop.
Quando necessário alterar alguma configuração para esta transportadora, basta acessar o menu Frete > Correios > Serviços > Editar e fazer os ajustes necessários.
A remoção de um serviço, remove também todas as Faixas de CEP cadastradas para este.
Faça esse procedimento apenas quando não desejar mais utilizar essa transportadora.
Quando adicionamos um Serviço, automaticamente é criada várias faixas de cep por padrão da integração. Essas faixas foram criadas de acordo com as regiões definidas dos Correios e podem sofrer alterações.
Ao adicionar um serviço, por exemplo o PAC, vemos:
Note que as faixas foram adicionadas, mas ainda não apresentam valores de Custo de Frete e Tempo de Entrega. Para obtermos os valores, devemos solicitar o preenchimento da tabela offline.
Na toolbar da tela das Faixas de CEP, temos um ícone chamado Atualizar Faixas:
Quando clicamos nele, as faixas de cep começarão a ser preenchidas, dependendo da configuração salva nas Configurações do Módulo.
Quando necessário recalcular algumas faixas de cep, é necessário solicitar o recálculo completo das faixas.
Essa ação economiza muito recurso do servidor e o tempo de atualização é proporcional a quantidade de faixas a serem recalculadas, que tende-se a ser bem menor que o recálculo completo das faixas de cep.
Para solicitar o recálculo das faixas de cep, basta selecionarmos todas as faixas que desejamos recalcular e clicarmos em Forçar Recálculo que está localizado na Ação em Massa da GRID.
Após clicado na opção de Forçar Recálculo, todas essas faixas estarão com a coluna Forçar Recálculo checada:
Agora basta clicar no botão Atualizar Faixas localizado na toolbar da tela para que todas essas faixas sejam atualizadas ou preenchidas.
No exemplo abaixo, vamos demonstrar como configuramos um desconto de 10% para todos os pedidos com valores entre R$ 0,00 e R$ 10.000,00, para todas as Faixas de CEP do Interior do Paraná.
Para aplicarmos descontos, é bastante simples. Vamos acessar a tela de Faixas de CEP, selecionar todas as faixas que você quer aplicar este desconto:
Posteriormente, devemos clicar no botão da toolbar chamado “Aplicar Descontos“, como vemos abaixo:
Após clicar no mesmo, será aberto um modal (uma janela estilo pop-up, dentro da própria aba) onde você terá as opções para aplicação do desconto:
Neste modal, você deverá informar o valor mínimo e máximo do pedido para a aplicação do desconto, além do valor Percentual ou Fixo do próprio desconto.
Acessando a tela de Descontos, podemos editar faixa a faixa, clicando no Editar da ação individual de cada uma, como vemos abaixo:
Também podemos aplicar uma nova regra de desconto para a mesma Faixa de CEP. Esta ação sobrescreverá o desconto aplicado anteriormente.
Para removermos um desconto aplicado em uma faixa de cep, devemos acessar a tela de Descontos, selecionar todas as faixas desejadas, e no botão de ação em massa, clicamos na opção “Remover Descontos“:
Além disso, é possível remover individualmente o desconto de uma faixa de cep através da ação individual.